Para implementar a inovação em processos e serviços de uma organização é fundamental, antes de qualquer outra coisa, vivenciar a inovação “dentro de casa” e fazer dela parte da cultura interna da empresa. A jornada de inovação requer inputs constantes e equipes dispostas a um novo mindset. O desenvolvimento das equipes é o que tornará possível a implementação de processos/serviços/produtos inovadores. Sem capacitação, motivação e o engajamento de colaboradores dificilmente a cultura da inovação será consolidada dentro da organização.
Sabemos disso e, por essa razão, criamos um programa de inovação na Columbia Trading. Atendendo a uma necessidade latente de compartilhamento de ideias entre os colaboradores, o nosso primeiro passo foi o lançamento do espaço +IDEIAS – um cantinho para fomentar e dividir propostas de inovação para a nossa empresa. Esse início já movimentou significativamente as nossas equipes. Percebemos que estávamos maduros para mais um passo nessa caminhada e foi quando desenvolvemos o Laboratório de Inovação. Com o objetivo de capacitar o nosso time, promovemos seminários e workshops de design thinking, canvas, mapa de empatia, etc a partir do laboratório.
E não paramos. Demos continuidade ao programa de inovação com o Projeto 2.1.30 – um instrumento prático para a gestão do conhecimento, com foco em treinamento e disseminação de conteúdos com aplicação no dia a dia da empresa. O 2.1.30 funciona da seguinte forma: 2 pessoas, 1 tema, 30 minutos de interação. A ideia é que os colaboradores participem do projeto compartilhando um tema que dominem. Pode ser algo técnico sobre a operação da empresa, pode ser um tema comportamental relacionado com desenvolvimento humano ou, ainda, um hobby que possa gerar valor para outros colaboradores. O requisito obrigatório para participação é o desenvolvimento do tema em dupla. O colaborador disposto a apresentar determinado tema no projeto deverá convidar um colega para juntar-se a ele, em uma troca de conhecimento e experiências importantes para todos.
Os temas são apresentados para uma equipe organizadora, que valida as propostas e as inclui em uma agenda mensal de eventos. A dupla participante recebe treinamento de comunicação com a metodologia Speak Up – uma metodologia para desenvolver a habilidade de falar em público, que começa com a descoberta da Mensagem Única Pessoal e percorre um grande conjunto de técnicas criativas para transformar palestras ou apresentações em experiências de aprendizado. Mensalmente, um novo evento é divulgado e os colaboradores fazem inscrições para participação. Ao final do evento, é lançado um desafio de colaboração para que o conteúdo apresentado seja implantado e gere valor no dia a dia das pessoas. Tudo é registrado em vídeo para que todos possam ter acesso ao conteúdo. Há ainda a aplicação de uma pesquisa de avaliação de reação para medição da performance do evento e, principalmente, do aprendizado adquirido.
Conhecendo mais o Projeto 2.1.30
O Projeto 2.1.30 nasceu a partir de uma dor, ou melhor, de alguns questionamentos: de que forma podemos disseminar o conhecimento de colaboradores sobre determinado tema? Como podemos conectar o maior número de colaboradores em torno de uma ideia ou tendência que, muitas vezes, é desenvolvida fora da organização? Essas reflexões nos inquietaram e, para solucionar essas questões, montamos uma equipe para atuar nesse desafio. O “time organizador” (como chamamos) imergiu na proposta e fez nascer o 2.1.30.
O projeto tem premissas importantes, tais como:
– Estimular os colaboradores a buscarem novos aprendizados de forma constante;
– Circular o conhecimento técnico e as soft skills de maneira uniforme dentro da organização;
– Compartilhar conteúdos, construir conhecimento e desenvolvimento de pessoas baseado principalmente nos recursos internos da empresa;
– Garantir que novos aprendizados sejam testados na prática e que o conhecimento mantenha-se em movimento.
Para formatação do Projeto 2.1.30, o time organizador desenvolveu uma pesquisa para conhecer um pouco mais das pessoas que fazem parte da empresa; quais seus interesses; quais temas gostariam de compartilhar e quais temas gostariam de saber mais. Com isso mapeado, o projeto foi formado e lançado para os colaboradores – que abraçaram a proposta e estão contribuindo de forma valiosa para a inovação dos nossos processos e serviços. Estamos consolidando, juntos, a cultura de inovação na Columbia Trading.
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Até a próxima!
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