Aviso de Privacidade

AVISO DE PRIVACIDADE 

OBJETIVO

Este Aviso de Privacidade (“Aviso” ou “Aviso de Privacidade”) tem como objetivo esclarecer as normas e diretrizes acerca da utilização e proteção dos dados pessoais tratados pela Columbia Trading S/A (“Columbia”), a fim de reforçar a relação de confiança junto aos nossos Usuários, conforme definido abaixo.

A Columbia é uma empresa com dedicação a todas as atividades do segmento de comércio exterior, passando pelas modalidades de importações e exportações indiretas, BPO, soluções customizadas diversificadas, operações estruturadas de financiamento de importações, exportações e projetos com aplicações de inteligência tributária e logística.

Caso você não concorde com quaisquer disposições deste Aviso de Privacidade, pedimos que nos contate por meio do canal [=], para que possamos conhecer seu ponto de divergência e lhe esclarecer o que for necessário. Caso ainda assim persista a divergência, infelizmente não será possível estabelecer qualquer relação por meio dos nossos serviços.


TERMOS E DEFINIÇÕES

Para o entendimento deste Aviso, devemos considerar as definições e terminologias a seguir:

Agentes de tratamento: o controlador e o operador.

Anonimização: utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD): órgão da administração pública responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento da LGPD em todo o território nacional.

Banco de Dados: conjunto estruturado de dados, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou físico.

Bloqueio: suspensão temporária de qualquer operação de tratamento, mediante guarda do dado pessoal ou do banco de dados.

Colaboradores: pessoas contratadas para integrar o quadro de funcionários da Columbia.

Consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada.

Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.

Cookies: arquivos que contêm pequenas partes de dados que são compartilhados entre um dispositivo tecnológico e um website e/ou aplicativo, com intuito de tornar a navegação mais amigável e melhorar a experiência do usuário.

Dado Anonimizado: dado relativo ao titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de anonimização na ocasião de seu tratamento.

Dado Pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável.

Dado Pessoal Sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

Eliminação: exclusão de dado ou de conjunto de dados armazenados em banco de dados, independentemente do procedimento empregado.

Encarregado/DPO (Data Protection Officer): pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Finalidade: motivo pelo qual é realizado o tratamento do dado pessoal do titular.

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD): a Lei nº 13.709/2018 ou LGPD, que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais de pessoas naturais, independente do meio, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.

Opt-In: manifestação do titular em expressar, previa e explicitamente, seu consentimento para recebimento de comunicação específica ou autorização para tratamento de dado pessoais.

Opt-Out: o oposto ao opt-in, ou seja, a revogação de um consentimento previamente realizado.

Site/Website: endereço virtual de pessoa física ou jurídica, composto por um conjunto de páginas eletrônicas.

Titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento.

Transferência Internacional de Dados: transferência de dados pessoais para país estrangeiro ou organismo internacional do qual o país seja membro.

Tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

Uso Compartilhado de Dados: comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos pessoais por órgãos e entidades públicos no cumprimento de suas competências legais, ou entre entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados.

Usuário: indivíduo que utiliza o site e/ou os serviços da Columbia.


DADOS COLETADOS

Para que a Columbia desempenhe suas atividades, torna-se imprescindível a coleta de algumas informações sobre o titular. Desta forma, poderão ser coletados, por telefone, e-mail ou em nosso site, dados pessoais fornecidos diretamente pelo titular, por terceiros ou coletados de forma automática, de acordo com o serviço contratado ou tipo de relacionamento do titular com a Columbia. Veja abaixo as formas de coleta de dados pessoais:

Dados pessoais fornecidos diretamente pelo titular: Serão coletados todos os dados pessoais voluntariamente inseridos ou encaminhados pelo titular ao acessar e se cadastrar no site, e/ou utilizar os serviços oferecidos pela Columbia.

Dados pessoais fornecidos por terceiros: A Columbia pode receber dados pessoais por intermédio de terceiros (como por exemplo feiras e eventos) que possuam algum relacionamento com o titular. Observe que, nesses casos, os regulamentos e as políticas de privacidade aplicáveis serão as elaboradas por esses terceiros. Caso você não deseje que os terceiros compartilhem os seus dados com a Columbia, você deverá entrar em contato diretamente com eles.

Dados pessoais coletados automaticamente: A Columbia também pode coletar uma série de informações de modo automático e, para tanto, se utiliza de algumas tecnologias de mercado (cookies, por exemplo), com o propósito de melhorar a experiência de navegação dos seus Usuários, de acordo com os seus hábitos e preferências.

Para toda a coleta de dados pessoais, sempre serão seguidas as seguintes regras essenciais:

  • Apenas serão coletadas informações imprescindíveis para a finalidade de tratamento pretendida;
  • Se necessário, pediremos autorização ou avisaremos ao titular acerca da coleta de novos dados, acompanhado da devida justificativa; e
  • Os dados pessoais coletados somente serão utilizados para cumprir com as finalidades informadas ao titular.

Todo e qualquer tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes será realizado com base nas hipóteses legais previstas na LGPD e observando o melhor interesse do menor.


FINALIDADES DO TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais tratados pela Columbia têm como objetivo atender diversas finalidades, a depender do relacionamento do titular conosco. Apresentamos abaixo, de forma não exaustiva, as principais hipóteses em que poderemos tratar as informações pessoais do titular:

(i) Para cumprimento de obrigações contratuais assumidas ou diligências preliminares em processos de importação, nacionalização, distribuição e comercialização de produtos, manutenção de estoques e demais serviços e atividades relacionadas ao segmento de comércio exterior.

(ii) Para solução de dúvidas e suporte em solicitações diversas, referentes aos serviços da Columbia.

(iii) Para o cumprimento de alguma obrigação legal, regulatória ou administrativa.

(iv) Para o exercício regular de direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais, incluindo processos junto a Procons e demais órgãos públicos.

(v) Na persecução do interesse legítimo da Columbia, sempre no limite da expectativa do titular, tais como:


  • Quando você se candidata à alguma de nossas vagas de emprego.
  • Na construção e avaliação do perfil dos Usuários, assim como para consolidar dados estatísticos a respeito destes, para oferecimento de serviços personalizados e compatíveis com as suas necessidades;
  • Para operar, avaliar e melhorar os negócios da Columbia, incluindo a análise e revisão da base de Usuários, análise de dados, pesquisa de mercado e execução de contabilidade, auditoria e outras funções internas;
  • No estabelecimento de estatísticas, testes e avaliações para pesquisa e desenvolvimento, visando o gerenciamento e avaliação de riscos do negócio, a melhoria e/ou criação de novos produtos e serviços;
  • Promoção, oferta e envio de marketing de serviços e produtos oferecidos pela Columbia. Nesses casos, se o titular desejar interromper o recebimento de nossas comunicações, poderá solicitar a qualquer momento, clicando no link de opt-out presente nas comunicações recebidas, para ser encaminhado ao processo de cancelamento, ou poderá utilizar um dos meios de comunicação mencionados no presente Aviso.
  • Para proporcionar aos Usuários uma boa e fácil experiência de navegação nas plataformas da Columbia; e
  • Em casos de reclamações relacionadas à empresa em redes sociais ou plataformas especificas, com o intuito de resolver os pontos reclamados, bem como adotar medidas necessárias para resolver a situação da melhor maneira possível.


(vi) Por meio de autorização concedida pelo titular, se for o caso, como para realização e publicação de depoimentos, fotos e vídeos de profissionais no site e redes sociais da empresa, ou

(vii) Para outras finalidades as quais fornecemos um aviso específico no momento da coleta, ou, de outro modo, conforme autorizado ou exigido por lei.

Eventuais bases de dados formadas por meio da coleta e armazenamento de dados pessoais do titular são de propriedade e responsabilidade da Columbia, sendo que seu uso, acesso e compartilhamento, quando necessários, serão realizados dentro dos limites e propósitos de seus negócios, podendo, neste sentido, serem disponibilizados para consulta, compartilhados e cedidos a fornecedores, autoridades e prestadores de serviços, desde que obedecido ao disposto no presente Aviso e na regulamentação aplicável.

Internamente, os dados dos Usuários são acessados somente por colaboradores devidamente autorizados, respeitando os princípios de finalidade, adequação, necessidade e demais princípios inerentes ao tratamento de dados pessoais, sempre para os objetivos da Columbia, além do compromisso de confidencialidade e preservação da privacidade nos termos deste Aviso.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS COM TERCEIROS

Os dados pessoais tratados pela Columbia poderão ser compartilhados com empresas do seu grupo econômico e terceiros, conforme definido a seguir:


Para crescimento e fortalecimento do relacionamento com empresas do grupo econômico

A Columbia poderá compartilhar dados pessoais com as empresas de seu grupo econômico para fins de consolidação da base cadastral de clientes, melhor servir os Usuários, anunciar facilidades e/ou manter negócios com o referido grupo.


Para execução de serviços

A Columbia poderá compartilhar dados com prestadores de serviços e parceiros que nos ajudam na execução de nossas atividades. Quando compartilhamos dados com prestadores de serviço terceirizados, exigimos que eles utilizem seus dados de acordo com nossas instruções, contratos e a legislação aplicável. A Columbia exige que todos os seus prestadores de serviço tratem dados apenas em conformidade com este Aviso e com a regulamentação aplicável.


Para razões estratégicas

A Columbia poderá compartilhar dados com outras entidades que nos fornecem serviços ou nos auxiliam a operar, executar, aprimorar, personalizar e anunciar nossas facilidades e funções internas, como análise de dados, manutenção da segurança de sistemas internos ou para assegurar o cumprimento de disposições legais. Como exemplo, a Columbia poderá compartilhar informações com empresas de auditoria, escritórios de advocacia, para obter assistência jurídica, ou com outros profissionais. Outras entidades que possam receber dados pessoais para tais propósitos incluem fornecedores de serviços de segurança da informação, empresas de análise de dados (data analytics), avaliadores de garantia de qualidade, dentre outros. 


Por razões legais e regulamentares

A Columbia poderá compartilhar dados pessoais com prestadores de serviços e outras entidades quando necessário para cumprir obrigações legais ou regulamentares, incluindo o cumprimento de qualquer lei aplicável, processo judicial ou administrativo. A Columbia também poderá compartilhar informações para proteger e defender seus próprios direitos, e para cooperar com agências fiscalizadoras da lei. 


Em relação a operações societárias

Se a Columbia entrar, direta ou indiretamente, no processo de transação comercial, como fusões, aquisições ou venda de todo ou parte de seus ativos para outra empresa, podemos compartilhar dados para a empresa sucessora ou potencial sucessora, seus respectivos empregados e com empresas de auditoria e escritórios de advocacia que estejam auxiliando durante a transação.


Quando o titular consente com a divulgação

Em outros casos não previstos acima, havendo o objetivo de compartilhamento dos seus dados pessoais e informações, enviaremos a você uma notificação com informações a respeito de tal compartilhamento para solicitar o seu consentimento, para tal finalidade determinada.


TRANSFERÊNCIA DE DADOS PARA FORA DO BRASIL

A Columbia poderá transferir alguns de seus dados pessoais a prestadores de serviços localizados no exterior, incluindo prestadores de serviços em nuvem e ferramentas tecnológicas e de software. Quando seus dados pessoais forem transferidos para fora do Brasil, adotaremos medidas adequadas para garantir a proteção adequada das informações, em conformidade com os requisitos da legislação aplicável de proteção de dados.


DIREITOS E REQUERIMENTOS DOS TITULARES

Em conformidade com a regulamentação aplicável, a Columbia assegura os seguintes direitos ao titular:

  • A confirmação da existência de tratamento;
  • O acesso aos seus dados;
  • A correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • A anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a regulamentação aplicável;
  • A portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da Autoridade Nacional;
  • A eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, com exceções previstas na regulamentação aplicável;
  • A informação sobre as entidades públicas e privadas com que realizamos o uso compartilhado de dados;
  • A informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • A revogação do consentimento, nos termos da regulamentação aplicável; e
  • A revisão de decisões automatizadas.


Os direitos dos titulares previstos na regulamentação aplicável e neste Aviso poderão ser exercidos mediante requisição expressa por parte do titular ou de seu representante legal, que poderá ser realizada através do canal de relacionamento disponível em [=].

O Usuário fica ciente, por meio da leitura deste documento, que a eventual solicitação de exclusão de informações essenciais para a gestão de seu cadastro junto à Columbia, quando passível de aplicação, implicará no término de sua relação contratual, com o consequente cancelamento dos serviços então prestados.

A Columbia empreenderá todos os esforços razoáveis para atender as requisições feitas pelo titular, no menor tempo possível. No entanto, fatores justificáveis poderão atrasar ou impedir o seu rápido atendimento, sendo certo que, em caso de demora, será apresentado ao titular os devidos motivos.

O titular deve estar ciente que a sua requisição poderá ser legalmente rejeitada, seja por motivos formais (a exemplo de sua incapacidade de comprovar sua identidade) ou legais (a exemplo do pedido de exclusão de dados cuja manutenção é livre exercício de direito pela Columbia), sendo certo que, na hipótese de impossibilidade de atendimento destas requisições, será apresentado ao titular as justificativas razoáveis, em prazo razoável.

Por fim, cabe ao titular o dever de prestar informações corretas e atualizadas. A Columbia não é responsável pela precisão, veracidade ou falta dela nas informações prestadas, podendo, a seu critério, suspender e/ou cancelar o cadastro do Usuário a qualquer momento, caso seja identificada qualquer inexatidão.


TÉRMINO DO TRATAMENTO

Os dados pessoais tratados pela Columbia serão armazenados pelo tempo necessário para atendimento das finalidades as quais foram coletados, pelo tempo necessário a preservar o legítimo interesse da Columbia ou, ainda, para cumprimento de requisitos legais e regulatórios. Findo o prazo de retenção dos dados ou quando solicitado pelo titular, a Columbia os eliminará de maneira segura.


SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Qualquer dado pessoal em posse da Columbia será armazenado de acordo com os mais rígidos padrões de segurança adotados pelo mercado, o que inclui a adoção de medidas como:

  • Proteção contra acesso não autorizado;
  • Realização de testes frequentes de vulnerabilidade, seja nos servidores da empresa ou em seus próprios sistemas, garantindo total segurança no tráfego de informações dos titulares;
  • Acesso restrito de pessoas ao local onde são armazenadas as informações pessoais; e
  • Adoção de procedimentos para que os colaboradores, prestadores de serviço e fornecedores que realizarem o tratamento de dados pessoais se comprometam em manter o sigilo absoluto das informações, adotando as melhores práticas para manuseio destes dados, conforme determinado nas políticas e procedimentos corporativos.


Além dos esforços técnicos, a Columbia também adota medidas institucionais visando a proteção de dados pessoais, de modo que mantém um programa de governança e privacidade aplicado às suas atividades e estrutura de governança, constantemente atualizado.

De qualquer forma, na remota hipótese de incidência de incidentes de segurança envolvendo dados pessoais, a Columbia garante o pleno esforço para remediar as consequências do evento, sempre garantindo a devida transparência ao titular.


USO DE COOKIES NO SITE

Cookies são arquivos que podem ser armazenados no dispositivo do usuário, contendo pequenas partes de dados que são compartilhados quando um dispositivo visita ou utiliza as plataformas da Columbia.

As informações coletadas, geralmente o nome do site que o originou, seu tempo de vida e um valor gerado aleatoriamente, são interpretadas e executadas pelas plataformas da Columbia, o que possibilita o reconhecimento do usuário e identificação futura de seus interesses e necessidades.

TIPOS DE COOKIES O QUE ELES FAZEM?
NECESSÁRIOS Cookies essenciais para que a plataforma visitada funcione corretamente. Este tipo de cookie não armazena informação pessoal identificável e geralmente são configurados em resposta a uma solicitação de serviços do usuário, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Este tipo de cookie não pode ser desativado nas plataformas da Columbia, podendo o usuário configurar o seu navegador para bloqueá-los. Entretanto, cabe ressaltar que esta ação impactará algumas funcionalidades das plataformas. 
DESEMPENHO Cookies que permitem contabilizar visitas e fontes de tráfego, visando medir e aprimorar o desempenho de nossas plataformas. Todas as informações coletadas por este tipo de cookie são anônimas. O usuário pode proibir a execução destes cookies, mas a Columbia ficará impossibilitada de entender como o usuário interage com suas plataformas, sem fornecimento de informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita e quaisquer problemas encontrados, como mensagens de erro, por exemplo.
FUNCIONALIDADE Cookies que permitem às plataformas memorizarem as escolhas do usuário, proporcionando uma experiência personalizada. Podem ser estabelecidos pela Columbia ou por fornecedores cujos serviços adicionarmos às nossas plataformas. O usuário poderá proibir a execução destes cookies, mas algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, poderão não atuar como designado.
PUBLICIDADE Cookies que podem ser estabelecidos em plataformas da Columbia através de nossos parceiros de marketing. Serão utilizados por esses parceiros para construir um perfil e exibir conteúdo mais relevante ao interesse do usuário, assim como medir a eficácia de campanhas publicitárias. Não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo utilizado para acesso. O usuário poderá proibir a execução destes cookies, mas receberá menos publicidade direcionada.
REDES SOCIAIS Cookies estabelecidos por terceiros e adicionados às plataformas da Columbia para acompanhamento de usuários de redes sociais que visitam nossos serviços, permitir o compartilhamento de nosso conteúdo com sua lista de amigos e conhecidos. Também são capazes de rastrear a sua navegação por outros websites e criar um perfil sobre os seus interesses. Isso pode afetar o conteúdo e as mensagens que vê noutros websites que visita. Se não permitir estes cookies, talvez não consiga usar ou ver essas ferramentas de partilha.

A qualquer momento, o Usuário poderá revogar a sua autorização quanto à utilização dos cookies, acessando, para tanto, as configurações de seu navegador de preferência. Contudo, alertamos que, de acordo com as configurações executadas, certas funcionalidades dos nossos serviços poderão não funcionar da maneira ideal, bem como aspectos de segurança da informação.

Para mais informações sobre como gerir os cookies diretamente em seu navegador de preferência, orientamos a consulta aos links abaixo:


Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/microsoft-edge/excluir-cookies-no-microsoft-edge-63947406-40ac-c3b8-57b9-2a946a29ae09


Mozilla Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam


Google Chrome:

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR


Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac


Atenção: As instruções acima são fornecidas pelos sites oficiais dos próprios fabricantes. A Columbia não se responsabiliza por danos ou perdas de informações geradas pelo uso desses procedimentos.


LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

Este Aviso foi elaborado com base na regulamentação aplicável sobre segurança da informação, privacidade e proteção de dados, inclusive (sempre e quando aplicáveis) a Constituição Federal, o Código de Defesa do Consumidor, o Código Civil, o Marco Civil da Internet (Lei Federal nº 12.965/2014), seu decreto regulamentador (Decreto 8.771/2016), a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei Federal nº 13.709/2018) e demais normas setoriais ou gerais sobre o tema.


FALE CONOSCO

Caso deseje esclarecer alguma dúvida adicional, pedimos que nos contate através dos canais de relacionamento disponíveis em Contato.


ATUALIZAÇÕES DESTE AVISO

Com a constante evolução do nosso modelo de negócio, a Columbia reserva-se o direito de alterar este Aviso de Privacidade a qualquer momento e a seu exclusivo critério.

Caso a atualização seja importante, informaremos os titulares através dos meios disponíveis.

Ademais, caso o titular não aceite ou concorde com os termos deste Aviso de Privacidade, incluindo quaisquer de suas alterações, ele não deverá acessar ou usar as plataformas e serviços da Columbia.

Este Aviso foi atualizado pela última vez em [=].

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