Hard Skills são as habilidades que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas, como certificações e conhecimentos técnicos e as Soft Skills são as habilidades comportamentais possíveis de serem desenvolvidas em qualquer momento da vida, estando relacionadas à forma de interagir com as pessoas. O desenvolvimento dessas habilidades individuais aumenta a capacidade de realizar tarefas e permitem maior competitividade em todas as áreas, diferenciando os profissionais dos robôs.
Em nossa dinâmica, realizamos uma atividade na qual os grupos participantes receberam estudos de caso para análises.
A proposta foi cada grupo analisar o case recebido e identificar quais competências faltavam nos personagens. Em paralelo, sem saberem, os grupos estavam sendo expostos à dificuldades e complicações para a execução da atividade.
A dinâmica mostrou como cada pessoa reage à determinadas situações e levantou algumas questões: Qual Soft Skill está me faltando? Como consigo desenvolvê-la? Um radar foi acionado, direcionando o olhar dos
participantes para dentro de si.
Outros aprendizados foram compartilhados na atividade, como por exemplo a busca por fontes de inspiração com amigos, gestores, figuras públicas, colegas, profissionais de diferentes áreas, pois todos eles podem
inspirar e colaborar no desenvolvimento de habilidades que promovam o crescimento profissional e pessoal.
Ao final da dinâmica, os participantes ficaram com o pensamento da escritora Marta Rebón em seu artigo ao El País como reflexão: “Saber valorizar o que se rompe em nós traz uma serenidade objetiva. Gostemos
de nós como somos: quebrados e novos, únicos, insubstituíveis, em permanente mudança”.
Por aqui, já estamos animados para o próximo encontro! =)
Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Entre as maiores Trading Company do Brasil – Columbia © 2023. Todos os direitos reservados.