Como consequência dos impactos econômicos o armador com a maior frota mundial de containers estima cancelar 140 saídas no segundo quarter. A decisão é uma maneira de cortar custos já que, com a queda de demanda devido às medidas de lockdown pela pandemia, a empresa espera uma queda na ordem de 20% a 25% em todos os seus negócios no segundo quarter.
Segundo o presidente da empresa, Soren Skou, 2020 será um ano desafiador com redução de demanda nos diversos trades agora no segundo quarter. Hoje a empresa já estima ter 10% da sua capacidade totalmente ociosa.
Confira mais em Supply Chain Dive e CNBC
Impacto nos operadores internacionais
As consequências financeiras para as linhas de transporte marítimo parecem ser relativamente leves até agora em comparação com as das companhias aéreas e outros operadores de transporte que dependem de passageiros.
Situação Atual dos Portos nos Estados Unidos
Portos de Seattle & Tacoma – Washington United Terminals irá implementar um Sistema de agendamento para coleta das importações começando em 1° de junho de 2020. O sistema será gerenciado via eModal.
Porto de Los Angeles/Long Beach – As saídas vazias diminuirão o volume dos portos em 21% em Maio e 16% em Junho. Todos os terminais exceto o Pier C estão fechados para o segundo turno de sexta, e fechados aos sábados e domingos. Todas as outras operações seguem normalmente.
Porto de Oakland – Todos os terminais estão abertos durante o horário comercial e fechados aos sábados e domingos com exceção do Matson Terminals que abre aos domingos.
Porto de Houston – Um novo serviço semanal da Evergreen começou no Barbours Cut Container Terminal. O serviço de nome CAJ, irá conectar Houston aos maiores trade lanes do mundo. O porto está operando normalmente e fecha aos sábados e domingos.
Portos de New York/New Jersey – Os portos de NY/NJ estimam uma redução de volume na ordem de 12% em maio e 14% em junho. Todos os terminais estão abertos e operando normalmente.
Porto da Virginia – O porto já havia anunciado que a partir de 4 de maio o Portsmouth Marine Terminal (PMT) seria fechado devido a queda de volume. As aberturas de gate nos terminais Norfolk International e Virginia International Gateway terão redução de 1 hora abrindo as 0700 horas de segunda a sexta.
Portos da Carolina do Sul – Enquanto os portos da Carolina do Sul estão esperando uma queda de capacidade na ordem de 18% em maio e 17% em junho, os portos de Charleston e Dillon estão operando normalmente.
Porto de Georgia – A capacidade do porto de Savannah planeja uma queda de 16% em maio e 19% em junho. Operações aos sábados estão suspensas até segunda ordem.
Fontes: NW Seaport Alliance, Port of Oakland, Port of Houston, Port of Virginia, Port of LA/LB, Port of NY/NJ, GA Ports, Freightwaves
Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Entre as maiores Trading Company do Brasil – Columbia © 2023. Todos os direitos reservados.