Para falarmos sobre o serviço de logística internacional, primeiramente, precisamos saber o que ela é.
É importante frisar que, internacionalmente falando, o Brasil tem baixa representatividade, o que significa menos de 1% de tudo que existe de comércio internacional no mundo.
Entretanto, existe um potencial grande para o que nosso país se desenvolva no ramo de exportação e importação.
A logística internacional é o ramo cujo objetivo principal é melhorar a importância dos sistemas logísticos externos que ligam o fabricante aos seus parceiros da rede industrial, bem como fornecedores, transportadores e operadores.
Muitas pessoas acreditam que o serviço de logística se resume, basicamente, ao transporte de produtos, porém, essa é uma visão errônea, principalmente, de quem está começando na área.
Existe também um certo tabu que o assunto logístico tem mais a ver com o pessoal da área de apoio ou administrativa do comércio internacional em detrimento da área comercial.
Acontece que o trader, aquele que é responsável pelo comércio, precisa entender bem de logística, pois tudo tem a ver com o contrato que será firmado com o cliente, independentemente de ser importação ou exportação.
A importância do serviço de logística internacional
A Logística internacional tem crescido rapidamente devido ao fato de ser realmente eficiente, uma estratégia que proporciona vários benefícios.
Ela organiza a empresa, fazendo com que os passos dos setores sejam planejados, economizando tempo, dinheiro e evitando transtornos que possam interferir nos resultados.
O uso da logística internacional é responsável por melhorar a relação entre a empresa e seus parceiros de importação ou exportação, permitindo maior facilidade em negociações de preços e prazos, sem ocasionar prejuízo a nenhum dos lados.
Esse serviço ajuda também a aumentar o lucro das empresas, já que reduz os erros e estimula a execução das atividades em menor ou maior volume.
Aspectos importantes do serviço de logística
É preciso, antes de tudo, entender que quando se trata de importação e exportação, a parte de logística não é tão simples e exige uma série de observações e um bom planejamento.
Sobre alguns aspectos indispensáveis estão:
● Modais
Saber sobre os modais, que são os modos de locomoção de uma carga, é fundamental. Eles determinam se a mercadoria será transportada por via marítima, aérea, terrestre, fluvial, etc.
É preciso pensar como a logística atenderá melhor ao cliente e ao custo, além do tempo envolvido.
● Documentação aduaneira
A documentação aduaneira faz parte da logística, afinal, sem documentação, a mercadoria não sai e nem entra no país.
● Embalagem
O ideal são as embalagens que protejam as características individuais de cada produto, para que não haja contaminação ou incidentes durante o transporte.
● Seguros e fretes
Uma mercadoria precisa ser levada de um ponto a outro com seguro, porque sinistros podem acontecer durante o trajeto.
As interfaces com outros departamentos
Como falamos anteriormente, o serviço de logística alcança praticamente todos os setores, ou seja, suas interfaces são com as áreas de:
Essa é uma cadeia que precisa estar muito bem ligada para oferecer ao serviço de sistema logístico todo suporte necessário.
Cada elo possui sua relação de importância. O setor jurídico, por exemplo, é responsável pela verificação das diferentes legislações entre os países e as formas de contrato.
O setor fiscal irá verificar quais são os impostos firmados na transação e assim por diante, cada setor com sua relevância.
Há, também, uma integração da logística internacional com algumas empresas e órgãos, como:
7 etapas do serviço de logística internacional
Todas essas normas estão ligadas aos INCOTERMS (termos internacionais do comércio) que são siglas que determinam os direitos e responsabilidades entre um fornecedor e um comprador.
Criados pela Câmara Internacional de Comércio em 1919 e atualizados a cada dez anos, esses incoterms são o que regulam legalmente uma negociação.
Os Incoterms 2020 na visão dos modais de transporte podem ser distribuídos em dois grupos, são eles:
Transporte multimodal:
Transporte aquaviário (marítimo ou interno, normalmente fluvial):
Tabela Incoterms 2020
Para exemplificar, confira a tabela completa dos Incoterms versão 2020 com todos os termos.
Métodos de pagamento mais comuns no serviço de logística internacional
Antecipado – para o exportador, essa é a forma mais segura de pagamento, porém, para os compradores é a menos atraente. Por ser exigido o pagamento total antes do embarque do produto, o comprador pode correr mais riscos.
Remessa sem saque – esse método, chamado também de letra de câmbio, é um título de crédito. Um documento que comprova a responsabilidade de pagamento do importador, podendo ir a protesto em caso de falta de pagamento, mas na remessa sem saque ele não é utilizado.
Sendo assim, o importador recebe a documentação e a fatura direto do exportador depois dele ter efetuado o embarque da mercadoria. Pelo fato de não existir um banco intermediário nem o saque, o exportador não possui formas legais de cobrança em casos de inadimplência.
Cobrança documentária – nessa cobrança, existe um banco intermediando o processo de pagamento. Depois do embarque, o exportador remete documentos e fatura ao banco. A documentação é conferida e os papéis são enviados ao representante bancário no país do importador.
Carta de crédito – Um método bastante comum que consiste na autorização de uma instituição bancária a um empréstimo de uma certa quantia de dinheiro ao vendedor, desde que sejam cumpridas as condições apresentadas.
Encontre o lugar certo
Se você procura soluções em comércio exterior, incluindo serviço de logística internacional, a Columbia Trading é o que você precisa.
Oferecendo soluções completas desde 1999, a empresa possui larga experiência em diferentes segmentos do comércio exterior de forma intensiva, ocupando lugar entre as três maiores companhias do setor no Brasil.
A Columbia Distribuidora trabalha com produtos nacionais e importados e tem capacidade para atender clientes com disponibilidade imediata, em quantidades fracionadas e com continuidade, garantindo excelência no atendimento e custos competitivos.
A empresa busca relações a longo prazo, por isso, sua posição é manter o cliente no centro das decisões. Para que isso seja possível, a Columbia oferece assessoria completa que pode iniciar desde o primeiro contato.
Quer saber mais? Clique aqui.
Entre em contato:
Acesse o site: www.columbiatrading.com.br
Ligue: (11) 3330-6700 / (11) 3330-6785
WhatsApp: (11) 95024-1039 e-mail: columbiatalks@columbiabr.com
Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Entre as maiores Trading Company do Brasil – Columbia © 2023. Todos os direitos reservados.