Layout do blog

Implantação Nova Versão PCCE – Pagamento Centralizado do Comércio Exterior

Columbia Trading • 8 de fevereiro de 2021

Com a implantação da nova versão do Pagamento Centralizado do Comércio Exterior (PCCE) do Portal Único de Comércio Exterior no dia 17/01/2021, os novos tipos de solicitação de pagamento ou exoneração do ICMS (com anexação de documentos) para a DI/Duimp são os seguintes:


Exoneração integral: deverá ser utilizado quando houver exoneração do ICMS de todos os itens/adições da DI/Duimp;


Pagamento integral: deverá ser utilizado quando houver pagamento integral de ICMS para todos os itens/adições da DI/Duimp;


Exoneração e Pagamento: deverá ser utilizado quando houver exoneração integral de parte dos itens/adições e pagamento do ICMS dos demais itens/adições;


Pagamento parcial: deverá ser utilizado quando houver algum tipo de redução (base de cálculo do ICMS, diferimento de pagamento, etc…), sem a emissão de guias de exoneração. Todas as adições/itens da DI/Duimp são tributadas, mas há um pagamento em valor inferior ao estimado em pelo menos uma adição/item; ou


Ação Judicial: deverá ser utilizado quando houver alguma decisão judicial em relação ao ICMS determinando a entrega da mercadoria.


Importante destacar que os tipos acima estarão disponíveis de acordo com as definições de cada estado, cabendo ao importador verificar com cada Secretaria de Fazenda Estadual de interesse qual a orientação em relação à utilização do PCCE.


Por último, foi adicionada a ação “Enviar para análise Sefaz” independente da ação “Anexar/visualizar documentos”.


Maiores informações sobre essa e outras alterações devem ser verificadas no Manual do PCCE e Perguntas frequentes, disponíveis no Manual do PCCE. Acesse o site: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/manuais/despacho-de-importacao/sistemas/pagamento-centralizado


 Se ainda tem dúvidas, acesse a página de Perguntas frequentes:


http://siscomex.gov.br/informacoes/perguntas-frequentes/pagamento-centralizado-do-comercio-exterior-pcce/


Fonte Internet: Portal Siscomex, 04/02/2021

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes!

tarugos de alumínio
Por Columbia Trading 21 de fevereiro de 2025
Tarugos de alumínio: guia completo sobre propriedades, aplicações e oportunidades no comércio internacional. Ideal para profissionais do setor.
Uma fileira de garrafas de vinho estão alinhadas em uma prateleira.
Por Columbia Trading 7 de fevereiro de 2025
Importação de produtos controlados pela ANVISA: requisitos, documentação e dicas práticas para compliance.
Um grande armazém cheio de contêineres e caminhões ao pôr do sol.
Por Columbia Trading 24 de janeiro de 2025
Como o Entreposto Aduaneiro e a DUIMP podem otimizar suas operações internacionais, reduzir custos e acelerar processos no comércio exterior.
Carregar Mais
Share by: